ESTA É A NOSSA RÁDIO

(Fonte: Brasil 247) – O impeachment da presidente Dilma Rousseff foi a forma encontrada por políticos acusados de corrupção de obstruir a Operação Lava Jato.
Quem diz isso é o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que cita a "solução Michel", no inquérito em que pede investigação contra Romero Jucá, Sergio Machado, Renan Calheiros e José Sarney.

Abaixo, um trecho da reportagem do blog de Fausto Macedo:

No pedido de instauração de inquérito contra o ex-presidente José Sarney (PMDB/AP), os senadores Renan Calheiros (PMDB/AL) e Romero Jucá (PMDB/RR) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por obstrução à Lava Jato, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cita a “solução Michel” – suposto ‘acordão’ entre os peemedebistas para alçar Michel Temer à Presidência da República, a partir do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de estancar as investigações sobre esquema de propinas instalado na Petrobrás.
De acordo com o procurador, o ‘plano’ elaborado pelo que chamou de ‘quadrilha’ foi colocado em prática logo após Temer assumir interinamente a presidência, em maio de 2016.
Janot não atribui em nenhuma passagem de seu pedido envolvimento de Temer com o grupo de peemedebistas na trama para barrar a Lava Jato. Mas é taxativo. “Mais de uma vez nas conversas gravadas o senador Romero Jucá evidencia que o timing para a implementação do grande acordo de estancamento da Operação Lava Jato ficaria especialmente favorecido com o início do governo de Michel Temer.”
O procurador-geral da República cita, no pedido, a “solução Michel”, em referência a uma conversa gravada do senador Romero Jucá (PMDB-RR) com o ex-presidente da Transpetro. No diálogo, que consta do acordo de colaboração premiada de Sérgio Machado, os dois falam em um ‘grande acordo nacional’ para ‘parar tudo’ e ‘delimitar’ a Lava Jato.

O que não vazou dos grampos de Machado: acordão entre PSDB e PMDB
Reportagem de Patrícia Faerman, no Jornal GGN, mostra trecho da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado que não foi divulgado pela imprensa. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) admitiu encontro e apoio de nomes do PSDB para o "grande pacto nacional" de obstruir a Justiça e aceitar o impeachment de Dilma Rousseff.

Leia trecho:
A gravação das conversas do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e caciques do PMDB, em maio do ano passado, paralisou o mundo político no ápice do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Entre os áudios de Machado com José Sarney (AP), Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR), alguns não foram vazados: os que incriminam diretamente Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB), Tasso Jereissati (PSDB), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Cássio Cunha Lima (PSDB–PB) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
O jornal que teve acesso aos áudios, a Folha de S. Paulo, divulgou outros trechos dos áudios e transcrições. O conteúdo polêmico, que dava conta de um "grande pacto nacional" entre membros do PMDB, articulando para "estancar a sangria" e obstruir a Operação Lava Jato, envolvendo ainda nomes do Judiciário, foi suficiente para alimentar as manchetes dos meses seguintes.
Até o momento, o nome do PSDB aparecia como o partido "interessado" na paralisação das investigações, indicando inclusive esquemas de campanha de Aécio Neves que contaram com caixa dois para o financiamento. Entretanto, não apontava nomes dos políticos que articularam, juntamente com Renan, Jucá, Sarney e Machado, na obstrução da Justiça, culminando no impeachment.
No mesmo arquivo entregue por Sérgio Machado aos investigadores e que vazou à imprensa há um trecho de conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro narrando um encontro, já então ocorrido, entre políticos do PSDB e do PMDB para apoiar a obstrução da Lava Jato.
O diálogo inicia com Romero Jucá informando que conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de o Senado aceitar o impeachment. Lula intermediava junto a parlamentares do PMDB para que a sigla não rompesse com o partido, o PT, diante da crise política vivida pelo governo de Dilma Rousseff.
"A gente conversou um pouco com Lula sozinho, o Lula tentando uma saída [para a crise política]. Como é que sai, e como é que sai, porra, duma porra dessa? O governo nessa situação. O que a gente [PMDB] fez foi: nós não vamos romper [com o PT] no sábado, conseguimos segurar pra fazer o negócio sobreviver em unidade do partido", disse.

O MUNDO DA MÚSICA

Filme sobre os Beatles tem exibições extras

Filme sobre os Beatles tem exibições extras

Devido ao enorme sucesso visto na semana passada, "Eight Days A Week", o documentário de Ron Howard sobre os anos em que os Beatles...

Britney Spears pede orações para sobrinha internada em estado grave

Britney Spears pede orações para sobrinha internada em estado grave

A cantora Britney Spears falou pela primeira vez sobre o acidente de sua sobrinha Maddie, de 8 anos, filha de Jamie Lynn Spears. Em suas redes sociai...

Lady Gaga confirma show no Rock In Rio

Lady Gaga confirma show no Rock In Rio

Depois de fazer um elogiadíssimo show do intervalo do Super Bowl, Lady Gaga confirmou a data de início e as cidades pelas quais a "...

Adele é confirmada na lista de atrações do Grammy 2017

Adele é confirmada na lista de atrações do Grammy 2017

Adele se apresentará na 59ª edição do Grammy, como confirmou a organização do evento nesta sexta-feira (20)....

David Bowie, Little Mix e The 1975 são indicados para o Brit Awards

David Bowie, Little Mix e The 1975 são indicados para o Brit Awards

David Bowie (foto), 1975, Little Mix e Skepta foram alguns dos artistas indicados para o Britsh Awards 2017. A festa de premiação do eq...

Os álbuns femininos mais aguardados de 2017

Os álbuns femininos mais aguardados de 2017

2017 chegou e as promessas continuam, deixando os fãs cada vez mais ansiosos por novos projetos de seus artistas favoritos. No ano passado, os...

Fifth Harmony divulga primeira foto como quarteto

Fifth Harmony divulga primeira foto como quarteto

O Fifth Harmony sofreu a perda de uma de suas integrantes em dezembro, quando Camila Cabello anunciou sua saída do girl group para seguir carr...

Mariah Carey fala sobre problemas técnicos em show

Mariah Carey fala sobre problemas técnicos em show

Mariah Carey foi a atração do show de fim de ano da "Dick Clark's New Year's Rockin' Eve with Ryan Seacrest", que...

Shakira leva a família à Colômbia pela primeira vez

Shakira leva a família à Colômbia pela primeira vez

Shakira foi abordada pela imprensa colombiana assim que aterrissou no aeroporto de Barranquilla na última segunda-feira (26), para onde viajou...

EDUCAÇÃO
AGENDA - EVENTOS
PARA ASSISTIR DE NOVO